segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Patos voando

Hoje eu vi uma das coisas mais idiotas e incríveis aqui na Holanda!

Eu estava voltando do supermercado, a tarde, de boa, no frio. Quando eu olhei pra cima, tinha centemas, muitas centenas de patos voando em V. E os Vs se entrelaçavam, começando um outro agrupamento no meio do outro. Foi muito bonito! Pena que eu não tinha minha câmera comigo...

Só para constar, uma foto de um pequeno grupo de patos simpáticos, voando em V. Provavelmente fugindo do frio holandês...

domingo, 27 de dezembro de 2009

Chuva, chuva, chuva

Nada além disso....

Quer dizer, granizo e vento aleatoriamente.

Terreno perigoso. Proibido o acesso

TEMA> céu

Venezia

Santander

Leiden

Oosgeest

Leiden

Milano

Londres

Londres

Leiden

Leiden

Leiden

Den Haag

Berlim

Berlim

Últimos dias

Ontem chuveu bastante. Eu e Liszt fizemos um almoço com o que sobrou do Natal. Não saí de casa.

Hoje abriu um sol gostoso. O coreano foi ao centro e eu ia encontrá-lo lá. Era o último dia dele aqui em Leiden. Acabou que não encontrei com ele. Ele voltou antes pra casa, me ligou antes de ir embora e antes de embarcar. Ele tava todo triste de ir embora, tadinho.

O sol de hoje foi bem holandês. Durou pouco e logo logo veio uma chuva no seu lugar. Por causa disso, as ruas estavam todas limpas, sem a neve que acumulava há mais de uma semana. Tudo estava tão diferente, muito bonito.

Agora acho que já está tudo pronto para ir embora. Só não foi decidido o que fazer no Reveion, mas acho que vou resolver isso com a Ana só no Brasil mesmo (ou seja, provavelmente nada bombante).

Fora isso, a única coisa que tenho feito foi arrumar o quarto, o computador, minhas fotos e minhas músicas.


O boneco mais simpático

Guerra na neve

Da janela lateral (literalmente...)

O boneco de neve mais tenso (ok, não fomos nós quem fizemos... Olha o tamanhão!!!)

O primeiro boneco de neve

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Natal em Leiden

Três horas antes do Brasil, o Natal chegou aqui em Leiden.

Liszt, Jana e eu fizemos um super jantar aqui em casa. Na verdade a gente pensou em ir a uma festa, mas o frio era muito forte e decidimos ficar por aqui mesmo.

Tivemos uma mesa farta e vinhos! E ligações para o Brasil também.

Bjos e Feliz Natal




quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Caos

A neve veio, e veio intensa.

Os transportes públicos atrasaram, se não foram cancelados... Com isso não pude ir pra Espanha-Itália, vou acabar voltando mais cedo pra casa!

Esses dias tenho resolvido as últimas pendengas, como desregistrar na prefeitura, deixar comprovante de intercâmbio no escritório internacional etc...

Hoje não nevou, mas tá tudo um caos! As ruas todas com neve ou gelo. A neve que derreteu congelou e deixou tudo mega escorregadio... Até bicicleta está meio perigoso!

Amanhã teremos um jantar de Natal!

Bjos e Feliz Natal


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Crianças

Brasileiro quando vê a neve pela primeira vez fica que nem criança...

Essa semana tem nevado bastante. Até diria que está nevando pra caral***. Os transportes públicos no norte da Europa estão um caos, quase todos os trens estão cancelados...

Mas enfim, no domingo, nada disso importou. Fizemos bonecos de neve, brincamos na neve, fizemos guerra de bola de neve!





 

 

 

Despedidas

O coreano e o eslovaco são os mais simpáticos do mundo. Me deram presentes e tudo na despedida.

Fizemos um alomoço no domingo também, foi bem legal...

Tá chegando a hora de ir embora!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

E ela chegou...

Foi devagar, quase sem ninguém ver. Eram 0340 da manhã, eu dormia porque teria prova no outro dia. A Aline me ligou para falar, mas aqui em casa ela não tinha chegado.

No outro dia de manhã, tudo branco!

E a noite, ela veio forte! Leve. Devagar, mas intensa. Como nos filmes. Como na propaganda de Natal da Coca-Cola. Eu e a Maira fomos pra fora de casa ver. O Martim ficou rindo pelo fato de ser a primeira vez que a gente via neve na nossa vida.

Mais tarde fui ao Proost com o Liszt. No caminho, a neve continuava inTENSA. Parecia uma chuva fina, caindo no rosto, grudando na roupa.

E eu cheguei a conclusão que, inacreditavelmente, eu vou sentir falta daqui também!





segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Leiden, novamente

Dormi no aeroporto de Milano. Meu voo era muito cedo e não tinha ônibus para o aeroporto no horário. Mas não dormi quase nada. Tinha muita gente, e muitos adolescentes italianos (ou seja, pessoas chatas e sem noção que gritavam e ouviam músicas ao invés de dormir!).

Fazia muito frio também. Mas na volta foi tudo tranquilo também.

A surpresa estava na Holanda. A temperatura essa semana aqui caiu totalmente. Faz - 2 graus!!! Tá tudo branco. Tudo congelado! Inclusive as costas das ovelhas, vi no trem para Leiden.

Até o banco da minha bicicleta estava com gelo.



Há boatos que essa semana irá nevar. Vamos ver!!

Holanda, ahhh Holanda!

12 - 13.dez: Bologna

A Aline tinha me perguntado se eu não era estranho voltar a Bologna. Confesso que estava meio ansioso para chegar lá, ver como estávam as coisas...

Foi como mergulhar em um sonho muito bom. Caminhar pelos mercados, pelas pizzarias, pelas praças, pelas igrejas. Cada lugar tinha uma lembrança muito boa. A casa do Renatão e do Luisão, a Piazza del Nettuno, as Duas Torres, a faculdade de Ciência Política, as festas espanholas lá em casa, antes de sair.

Fui de novo na minha rua, passei pelo supermercado que eu ia, comi pizza no lugar de sempre, comi de sobremesa o crepe de sempre, fui a sorveteria de sempre e escolhi o sabor de sempre. Quase nada mudou, tudo está praticamente do jeito que estava há dois anos e meio atrás. A diferença agora eram os enfeites de Natal, a árvore ecológica em frente a Sala Borsa e o frio (mais inTENSO).

Fiquei na casa do Saulo, irmão do Fábio, da faculdade. Ele foi muito simpático, juntamente com os italianos que ele mora lá em Bologna. Assim que cheguei fomos almoçar na casa deles, junto com os italianos (e os gatos, tem 4 gatos super simpáticos e arteiros na casa!!!). Ficamos conversando um tempo, depois fomos passear. Voltei em todos os lugares.

A noite fomos numa festa espanhola. Sempre!! Os espanhóis estam por todos os lugares de Bologna (ainda!).

No outro dia fomos a um almoço brasileiro. Feijoada! Ummm! Depois ainda dei uma passadinha numa feira que rolava na Strada Maggiore e comi outro crepe de Kinder!




Com certeza foi uma das melhores viagens. Foi muito bom recordar de tudo, dos lugares, dos amigos, dos momentos vividos em Bologna. E confesso que fiquei mais triste em voltar para Leiden, dessa vez, do que quando estava voltando para o Brasil, em 2007.

Mas foi legal, Bologna será sempre um mundo encantado, único!

E foi bom rever os italianos. As mulheres arrumadas. A correria nas ruas do comércio. Os estudantes bebendo nas ruas. Os homens italianos dando uma de gostosões com as mulheres na rua. Os cachorros sujos. As pessoas tocando música na rua. Pessoas bebendo campari e fumando fora dos bares. O Soda Pops. Escutar as pessoas conversando na rua. Os jornais reclamando do Berlusconi. Enfim, a Itália!

11-12. dez: Venezia

Cheguei já bem tarde em Venezia. Os trens regionais da Itália são bem mais baratos, mas demoram bem mais. Mas para mim estava beleza, acho que até dentro do trem eu estava feliz por estar na Itália de novo :D

Quando cheguei ao albergue, achei o máximo o fato de que o carinha na recepção pensou que eu era italiano, porque eu falava muito bem (segundo ele) italiano! Yeeey!!! Deixei minha mochila no albergue (que por sinal, era excelente) e fui comer alguma coisa.

Eu já tinha estado em Venezia uma vez, no carnaval de 2007. Naquela vez eu já tinha adorado a cidade, mas confesso que dessa vez eu fiquei ainda mais encantado. A cidade estava vazia e, apesar do cansaço, caminhei por horas, me perdendo nas vielas de Venezia.


No outro dia acordei e fui passear. Caminhar, caminhar, caminhar. Me perder novamente. Dessa vez pude aproveitar bem mais a cidade, seus canais, seus caminhos, as lojinhas. Confesso que não me lembrava muito bem do Duomo, que é imprescionante por dentro. É todo dourado! Fui também ao Musei dei Dogi, muito intressante.



Peguei o vaporetto, queria ir até Murano (uma das várias ilhas de Venezia, aonde se fabricam vidros bastante típicos), mas desisti. Fiquei curtindo mais um pouco da Piazza San Marco e suas gôndolas "estacionadas".


À noite voltei para o albergue, aonde fiquei conversando com o atendente por um tempinho. No outro dia ia para Bologna! =)

10.dez - Milano

Peguei o avião em Amsterdam, o que facilita em trezentos por cento a vida de viajar. Não precisa acordar muito cedo e passar horas no trem até outra cidade. O aeroporto de Amterdam fica a mais ou menos 20 minutos de Leiden.

Voo tranquilo, sentia saudades do sol. Fazia uns 10 dias que não o via aqui em Leiden!


A primeira sensação no aeroporto de Milano era de estar, novamente em casa. O cheiro dos biscoitos com açúcar e nutella, italianos falando freneticamente ao celular. Cosneguir ler uma placa e os cardápios nos restaurantes foi outra coisa que me deixou bastante feliz.

No ônibus até o centro da cidade, apesar do mega cansaço de uma noite quase não dormida, eu já estava bastante feliz. Música italiana no rádio. Italianas com cara de Laura Pausini. Italianos com óculos maiores que os meus. Senhoras fumando uns cigarros fininhos, típico da Itália. Ah, Itália!

Passei o resto da manhã e a tarde em Milano. Na verdade já conhecia a cidade, mas dei uma outra volta na cidade. Apesar do frio, o dia estava bem bonito. Tentei ir na Última Ceia, do Leonardo da Vinci, mas depois de caminhar por um longo período e me perder umas três vezes, descobri que era preciso fazer uma reserva. Perdi a caminhada, mas foi de boa.


A tardinha peguei o trem para Venezia, aonde dormiria aquela noite.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Noticias aleatórias

O coreano que mora comigo me deu um presente de Natal. Um leque típico da Coréia do Sul (que simpático!)

Tirei 8 no meu trabalho (Uhul!)

Quinta-feira vou pra Itália (Yeeeeeees)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Patinando no gelo

Nem gosto de sextas-feiras bombantes. O sábado sempre é parado, e o domingo (como de praxe) também. No sábado não fiz nada e o domingo caminhava para o mesmo resultado, quando a Aline me animou de ir ao centro dar uma olhada na patinação.

Chegando lá, encontramos com mais pessoas e animei de patinar também. No começo eu nem queria, pq eu quebrei o braço uma vez patinando no meu roller, mas como todo mundo estava indo, fui.

No começo é meio estranho, o gelo é muito liso e tal. Mas é bem divertido e nem é tão difícil. Fiquei patinando por quase uma hora e meia. Agora quero voltar :D

sábado, 5 de dezembro de 2009

Feliz Natal holandês

Hoje é comemorado o "Natal" aqui na Holanda, a celebração do Santa Claus deles...

Mas nem está nevando nem vou ganhar presentes. Na verdade estou mega cansado, ontem fui dormir muito tarde. Era pra ser uma pizzada na casa da Maira. Pensei que iam umas sete pessoas, coisa pequena, como da última vez. Mas de repente foram chegando os franceses, os portugueses, os brasileiros e os que falam inglês. A pizzada acabou rápido, no fundo as pizzas não foram suficientes para o tanto de gente. E de repente a festa estava formada. Até pista de dança teve!!! :D

Hoje to cansado. De repente rola Odessa mais tarde, mas confesso que a preguiça (neste momento) está maior.

Bjos e Feliz Natal!!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Chuva

O meu humor com a Holanda varia exponencialmente, sempre relacionado com o clima e a temperatura...

E o problema não é o frio, definitivamente. Isso porque é relativamente fácil evitar o frio. Dentro de casa o aquecimento fica ligado o tempo todo, então é quentinho. E na hora de sair é só se agasalhar (e como!!!!).

Mas o foda daqui é o vento e, principalmente, a chuva. Puta que pariu. Tem uns três dias que chove freneticamente. E aqui do lado de casa estão construindo uma porrada de coisas (tipo uma estrada, um hotel e uma extensão da universidade), então está uma lama só. Sem contar que existem várias lagoas de poças d'água. Anem, isso sim dá preguiça de sair de casa, ou de fazer qqr outra coisa além de dormir...


Vista da janela do meu quarto. Lá no fundo tem uma lagoa, mas é de água de chuva empoçada!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

E dezembro chegou....

e o "sol" vai embora às 0400 da tarde

e a temperatura não passa de 5 graus

e eu entreguei o meu último trabalho na faculdade

e agora tenho que estudar para as provas

e só penso em ir pra Bologna

e descobri que mexerica aqui não tem semente

e desisti de fazer compras no supermercado mega-barato, mas longe

e comprei condicionador sem saber se era condicionador mesmo

e eu não consigo dormir cedo

e eu acordo tarde, muito tarde

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Reaction Paper # 1

Semana passada o professor entregou o primeiro trabalho.

Reaction Paper # 1: Does the process of European integration signal the end of the European nation-state?

Eu fui mais ou menos. Tirei 7,5 em 10 e fiquei meio puto. Isso porque o professor, aparentemente, não fez comentários sobre erros referentes à matéria, somente ao inglês. É meio difícil escrever um trabalho assim em inglês. Primeiro porque é uma língua que não é a minha nativa, segundo porque escrever sobre esse tema, mesmo em português, já é meio complicado...

Mas a Jana tava me explicando que essa nota é muito boa aqui. A média para passar é 5,5 e os professores nunca dão 9 (10 nem pensar). O 9 só aparece se for excepcionalmente ótimo. Dessa forma, a escala máxima para alunos normais é 8. Então por essa a minha nota foi muito boa!

Odeio professores amarrados. Bom mesmo é Fbrito!!! :D

Reaction Paper # 2

Mais um trabalho da faculdade...

Does the institutional structure of the EU meet the criteria of democratic legitimacy?

A challenge to the European integration is the democratic issue, especially because the democracy is one of the values that guide the European Union. With the aim of developing the democratic pillar and its legitimacy, there has been created many institutions and participation channels for citizens. The main democratic institution is the European Parliament, but there would be also an important role for the interest groups and the civil society. Despite the existence of these democratic institutions, the effective democratic legitimacy is still a goal for the European Union. 



Anem...

...minha bicicleta furou o pneu!

domingo, 29 de novembro de 2009

No fundo, a Holanda nem é tão chata assim

Ok, por mais que a Holanda seja um porre (em todos os sentidos que essa palavra pode assumir), a vida de Erasmus aqui nem é tão ruim assim. Tava vendo umas fotinhas aqui e descobri que a gente aprende a se contentar com o pouco que esse cidade chata, chuvosa, escura, "ventosa" e pequena tem a nos oferecer :D

  • Ir ao Proost*, tomar cerveja por 1,25, escutar Lambada e músicas dos anos 80 e 90 (incluindo Backstreet Boys) e sair de lá fedendo a cigarro (a ponto de ter que pendurar as blusas de frio ao vento para tirar um pouco do cheiro ruim).

  • Ir a feira, na quarta ou na segunda, mesmo com chuva. Andar e andar, as vezes comer um franguinho ou uma batata-frita, ou de preferência, a especialidade holandesa: stropwaffles (ainda vou escrever sobre isso, mas para adiantar, pode-se dizer que é um biscoito com recheio de caramelo).
  • Comer pizza na 4a e 5a, ou em qualquer outro dia, apesar de o lugar preferido não ter lugar para sentar. Logo, comer pizza em lugares diversos, como na ponte ou debaixo de árvores. 


  •  Tomar sorvete no McDonalds, e ficar brincando com a surpresa do McLancheFeliz.


* Descobri hoje que Proost, em holandês, significa Brinde! Que clichê :D

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

18-23 nov: Londres

Eu e Angel (o porto-riquenho-americano) saímos muito cedo de Leiden. Era tipo 5 da manhã. Pegamos um trem até Eidhoven (na divisa da Holanda com a Alemanha) e de lá nosso avião para Londres. Vaigem mega tensa, turbulência do cão. Confesso que fiquei com medo! Tinha uma conhecida do Angel no voo que quase chorou... De toda forma, a viagem foi rápida, pois Londres é logo alí.

Chegamos e fomos pro albergue. Estávamos muito cansados e fomos esperar Maira e Aline, que chegaríam de Madrid mais tarde. Nesse meio-tempo, um espanhol tenso no albergue ficava reclamando de tudo e com todos. O albergue, por sinal, foi o mais fudido da minha vida. Ficava num lugar muito bom, mas tinha um cheiro muito ruim, pessoas estranhas e a cama era horrível. Todos os dias com dor nas costas. Sem contar que peguei uma alergia cabulosa lá. Estou com o corpo todo empolado, coçando que nem um louco. Devia ser pulga ou percevejo, tenho certeza que faz teeeempos que eles não lavam os edredons lá!

A cidade é incrível. Grande, moderna. Prédios bonitos. Pessoas de todos os lugares do mundo. Restaurantes com milhares de opções. Isso sem contar o clima histórico da cidade.

Fomos em praticamente todos os lugares, mas Londres é um lugar que você pode ficar um mês e ainda ter cosias pra conhecer. Confesso que o lugar que eu mais gostei foi o LondonEye. Segundo Angel, é a maior roda gigante do mundo, mas confesso que não chequei essa informação. Mas é bem provável que seja verdade. É MTO alto. Lá em cima fiquei meio zonzo, mas lembrem-se que sou fraco :D Mas foi só um pouquinho, a visão lá de cima era tão bonita que qqr problema passava.



Passeamos muito pela cidade. O Parlamento e o Big Ben são sem noção também! A noite, então, o Parlamento e o rio ficam muito bonitos.

 

Os museus de Londres tb são muito legais. Como o Reino Unido teve colônias em todos os lugares do mundo, os acervos são fantásticos.



Em resumo, já que estou com uma baita preguiça de escrever hoje, a viagem foi muito boa. Com certeza Londres é um lugar que eu moraria :D

Bjos