terça-feira, 7 de janeiro de 2014

TV CNN indica Brasil como destino a ser visitado em 2014 e faz um guia para alertar turistas

Os turistas - principalmente os estrangeiros - estão invadindo o Brasil e, segundo a rede de televisão americana CNN, o país é citado como o melhor destino para se visitar neste ano. E claro, a Copa do Mundo é o principal motivo destacado pelo canal para estar em primeiro lugar da lista. O site da CNN destaca a paixão do brasileiro pelo futebol e indica lugares como praias, a Amazônia ou as Cataratas do Iguaçu.

Meses antes da 'eleição', o portal da CNN lançou um 'guia' com 10 itens importantes que os turistas precisam saber antes de visitar o país.
Relembre e confira:
1 - Não existem pessoas introvertidas, já que o povo brasileiro se expressa livremente e assume claramente sua personalidade. O turista vai encontrar um ambiente para 'sair do escudo e relaxar'. Os brasileiros gostam de se expressar e não tem restrições, tanto nas conversas quanto em buzinas ou carros de som no último volume.
2 - O inglês não é falado amplamente e são poucos os que falam fluentemente, principalmente fora do Rio ou de São Paulo, mesmo vendo todos os filmes americanos e sabendo todas as letras das músicas de Adele. A CNN justifica o quesito considerando que no Brasil a educação não faz parte da lista de prioridades. A dica dada aos turistas é que, caso não consiga se comunicar verbalmente, basta manter os dois polegares erguidos para cima e para baixo, que com certeza as pessoas entenderão.
3 – A variedade de sucos é imensa, por causa da quantidade de frutas exóticas que a maioria das pessoas do mundo nunca ouviram falar, como caju, pitanga, açaí, seriguela etc. É possível encontrar um bar de sucos em qualquer esquina.
4 - O Brasil é um mundo exterior - de cafés elegantes a churrascos de quintal, de praias badaladas a locais selvagens, é um lugar que engloba vários lugares. O site comenta sobre a biodiversidade e belezas naturais.
5 – A desigualdade social - segundo o site, o abismo que separa ricos e pobres no Brasil é maior do que o de países pobres da África, mesmo que o padrão de vida tenha subido um pouco nos últimos anos. Depois de dizer que pelo menos 6% da população brasileira vive em favelas, o site dá dicas de como evitar assaltos, como por exemplo usar o táxi conveniado ao hotel e, em hipótese alguma, utilizar 'vans' e manter seu dinheiro no cofre do hotel.
6 - O site indica Manaus como uma das maiores cidades do país, na Amazônia.  "É uma grande titã industrial de dois milhões de habitantes que produz de celulares a biciletas” - apontada como uma espécie de “ironia brasileira". O site indica fazer compras na zona franca de Manaus, pois as taxas não são tão indecentes quanto em outros lugares do país.
7 - As festas são importantes. Os brasileiros fazem as duas melhores festas que o mundo conhece: o Carnaval e o Réveillon. Mas, se você perdeu as datas, pode conferir a abundância de festas regionais e o “grande estoque de feriados religiosos” - do Bumba-meu-boi, o forró e bailes funk nos morros cariocas.
8 - O ritmo é rei – O site aponta a diversidade de ritmos do país como uma das maiores do mundo e fala sobre a capacidade que o brasileiro tem de se apropriar de instrumentos e músicas que vão muito além da internacionalmente conhecida Bossa Nova. As danças brasileiras também são apresentadas e exaltadas como o afoxé, o lundu, maracatu, axé e frevo.
9 - Beijar estranhos é normal – segundo o site, conhecer pessoas no Brasil é um processo rápido. O costume de cumprimentar a todos com beijos no rosto é satirizado pelo portal, afirmando que a prática social serve como disseminadora de doenças como gripes e resfriados. "A linguagem corporal é mais importante que o português. Os homens não têm receio de colocar os braços em torno dos outros para conversar".
10 - As piranhas não vão te comer se você cair no Rio Amazonas - o site desmistifica a possibilidade de você ser devorado por piranhas se cair nas águas do rio Amazonas. "Esses demônios não são tão assustadores quanto pintam nos filmes. Elas podem até morder, mas não vão devorá-lo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário