terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"Diga 33" – o estetoscópio está prestes a se aposentar

REDAÇÃO ÉPOCA
24/01/2014 10h45 - Atualizado em 24/01/2014 10h50

Você já deve ter tido a desagradável experiência de, em um dia de frio e febre, ter de suportar o toque gelado de um estetoscópio contra o peito. Esses dias, para a alegria de muitos, podem estar perto do fim.

>>As lentes inteligentes que podem mudar a vida dos diabéticos

Depois de adornar o pescoço de médicos  desde o começo do século XIX, os estestoscópios estão prestes a se aposentar. A previsão foi feita pela revista Global Heart, importante publicação sobre medicina vinculada à Federação Mundial do Coração. Segundo suas expectativas, essa ferramenta deve ser substituída nos próximos anos por aparelhos semelhantes a smartphones – aparelhos de ultrassom portáteis, capazes de auxiliar no diagnóstico de mais de uma condição clínica: “Enquanto escrevemos, diversos fabricantes oferecem aparelhos de ultrassom portáteis, ligeiramente maiores que um baralho de cartas, equipados com tecnologia e telas projetadas tendo modernos smartphones como modelo”, dizem os autores Jagat Narula e Bret Nelson, ambos professores da Escola de Medicina Monte Sinai, em nova York.

Apesar de esses aparelhos portáteis gerarem imagens de qualidade inferior as dos ultrassons tradicionais, eles oferecem a facilidade de um diagnóstico rápido, que pode indicar a necessidade de novos exames. A acurácia dos diagnósticos, segundo Narula e Nelson, seria ainda superior à dos antigos estetoscópios.
Uma foto de 1955 mostra uma réplica do estetoscópio usado por Lannec  em 1816 (Foto: Orlando /Three Lions/Getty Images)


Estetoscópios podem se tornar coisa do passado, mas é importante notar que, ao longo dos anos, eles sofreram severas atualizações.  O primeiro estetoscópio a surgir foi inventado pelo médico francês René Lannec, em 1816. Antes dele, os médicos auscultavam os pacientes encostando a orelha contra o peito do doente. Estetoscópios eletrônicos existem desde a década de 1970.

Por enquanto, o custo dos aparelhos de ultrassom portáteis ainda impede sua popularização. Na visão dos autores do artigo, o preço deve cair no decorrer dos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário