quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Machu Picchu (24 de agosto)

Acordamos muito cedo na quarta-feira: as 0430 da manhã. Descemos a montanha no primeiro trem, de Cuzco para Aguas Calientes (o povoado aos pés da montanha de Machu Picchu). A viagem de trem foi bem interessante, porque passamos por diversas paisagens diferentes, saindo da Cordilheira mais seca, passando pelos picos nevados e chegando na parte da selva amazônica peruana.

Da estação de trem, mais trinta minutos subindo a montanha de ônibus. Uma estrada super-estreita, com um zigue-zague intenso de ônibus. Lá em cima, mais uns quinze minutos de caminhada, no meio da mata. O calor e o sol eram intensos. Mas de repente, quando você chega numa clareira, você tem uma das visões mais incríveis do mundo: a cidadela de Machu Picchu. Não sei qual o primeiro pensamento, se é sobre a beleza das montanhas, se é sobre a conservação das casas e templos, se é sobre a loucura de ter se construído aquilo naquele lugar, naquela altura.

Você fica um bom tempo só olhando, pensando. E tirando várias fotos.

Também fomos com um guia, o que foi ótimo para entender todos os detalhes daquela civilização. É incrível o nível de tecnologia que eles dispunham, há centenas e centenas de anos atrás. Cada detalhe tinha um significado, uma explicação (e em grande parte das vezes, as explicações se encontravam no sol, nas estrelas, nas montanhas).

Nosso tour com o guia acabou depois de umas três horas, quando demos uma volta completa em todo o santuário. Depois disso, continuamos a tarde lá em cima, o que foi super legal. Aos poucos, os turistas iam indo embora, deixando Machu Picchu ainda mais bonita e tranquila. Ficamos de bobeira, sentados no chão, por um bom tempo, admirando a paisagem e curtindo as lhamas e alpacas que passavam por nós.

Quando o cansaço por ter subido e descido milhares de degraus e a fome nos bateram, descemos para Aguas Calientes. Chegando lá embaixo, ficamos de cara com o hotel, que era sensacional. Tomamos um banho e fomos comer. Entrei no clima e experimentei carne de alpaca e pisco. A noite demos um passeio rapidinho na cidade e fomos dormir cedo, porque estávamos muito cansados. No outro dia pegamos o trem para Cuzco depois do almoço, chegando lá a noite. No dia seguinte, pegamos o voo para Lima e depois para São Paulo.

A viagem foi incrível, em todos os sentidos, dando vontade de ficar viajando a vida inteira, conhecendo todos os lugares do mundo!