quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cuzco (22 e 23 de agosto)


O aeroporto de Lima é considerado o melhor da América do Sul. Mas é basicamente o caos. Partem 30 voos diários de Lima para Cuzco, então a fila e a bagunça eram enormes. Mas nada que afetasse o nosso humor.

O voo para Cuzco foi tranquilo até a hora do pouso. Cuzco fica a 3500 metros acima do nível do mar, no meio da Cordilheira. O pouso foi tenso, acho que por causa das dificuldades geográficas do local.

Logo na chegada, uma leve dor de cabeça por causa da altitude. Assim que chegamos ao hotel, fomos compelidos a tomar chá de coca para acostumar com a cidade. A tarde seria livre, mas como o clima estava muito bonito, saímos para explorar a cidade.

A primeira impressão foi extremamente positiva. Apesar da bagunça e do movimento de turistas e peruanos, a cidade é muito charmosa, com suas construções incas e coloniais, convivendo “em harmonia” (mais ou menos, já que os espanhóis destruíram a civilização inca em 1531).

Caminhamos e vimos muitas coisas, mas o melhor estaria para o dia seguinte. Acordamos cedo e fomos fazer os passeios nas ruinas incas, no alto das montanhas. Os lugares são mágicos, é incrível pensar como tudo aquilo foi criado, como construíram tudo e como tudo acabou em tão pouco tempo.

O fato de termos um guia facilitou muito, já que tínhamos explicações de tudo. Cada detalhe era explicado.

Na cidade colonial, também me surpreendi muito com as igrejas. Tudo construído em cima das ruinas incas, utilizando pedras dos santuários destruídos. Além disso, a riqueza dos detalhes em ouro e prata, bem como as pinturas, chamou muito a atenção.

Outro ponto de destaque desses dias em Cuzco é o artesanato. Chalés, chapéus, chaveiros, pinturas, bonecas, quadros.. Tudo muito colorido. Tudo cheio de vida. Fizemos a festa, principalmente porque os artesanatos eram bem baratos.

Templo do Sol (há boatos que antes dos espanhóis era todo coberto em ouro)

Chegando a Cuzco, no aeroporto

Chazinho de coca para acostumar com a altitude

Hermanas

Introzando com uma lhama

Artesanatos simpáticos

Solzinho bom em Cuzco

Lhaminha amiga

Pça de Armas

Estilo na Pça de Armas

Idem

Estilo duplo, frio começando

Pça de Armas

Ruinas de Sacsayhuaman

Ruinas de Sacsayhuaman

Ruinas de Sacsayhuaman

Peruanas e lhamas

Peruana tensa com lhama

Alto, muito alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário