sábado, 17 de outubro de 2009

14-16.out> Berlim, Alemanha

Cheguei no aeroporto as 2240, e fui procurar saber se ele fechava ou nao... no guiche de informacoes eles me informaram que fechar ele fechava, mas que aquela noite ele ia ficar aberto! Ufa! Logo procurei um lugar para dormir. Assim como varias outras pessoas, achei uma coluna de cadeiras, com 4lugares, e montei barraca la.

Nao posso falar que a noite foi tao ruim. Dormir, nao muito, nao bem, mas consegui dormir. Acordei duas vezes apenas. A primeira porque fazia muito frio nas minhas pernas, dai coloquei uma blusa cobrindo. Depois quando um pessoal chegou para dormir numas cadeiras da frente. E soh. Um pouquinho antes das 0500 da manha eu acordei. Eh incrivel como eu consigo dormir indefinitivamente, mas quando preciso acordar eu acordo.

Fui fazer o check-in e entrar para a sala de embarque. Novamente um momento de tensao. A bendita garrafa de Orujo na minha mochila. Quando fui passar no Raio-X o cara perguntou se eu tinha algum liquido, disse que nao. Logo depois ele pediu para abrir minha mochila e perguntou o que eu tinha. Tirei a garrafa e os frascos de shampoo. Ele deu uma olhada e perguntou o que era aquilo. Eu disse que era uma garrafa... nao sei se ele entendeu que era uma garrafa vazia ou o que, mas ele me deixou passar de boa.

Cheguei em berlim as 0730 da manha. A raquel nao ia estar em casa, mas o namorado dela sim. Demorei um poquinho para chegar la, ja que o transporte em Berlim eh mto eficiente, mas um pouquinho complicado de se entender. Deixei as coisas no apartamento, recebi umas dicas do Max e fui rodar a cidade.

Seguindo conselhos insistentes de Renatao, fiz o Free-tour, que foi muito sem nocao de bom. A gente fica umas quatro horas rodando o centro da cidade, desde o Portao de Bradenburg, ate o Muro de Berlim e coisas do genero. Fiquei muito impressionado com a cidade. A historia eh mto viva na cidade, as coisas da guerra, do nazismo e da reconstrucao. As historias contadas pela guia tambem eram impressionates, uma super aula de historia ao ar livre.

O frio era quase que insuportavel. Fazia 5graus, soh que o vento quebrava a gente. Apesar de ter sido um dia bonito, com um pouquinho de sol, em varios momentos chuveu. Meu pe ficou ensopado... tinha horas que eu pensava que nao ia conseguir andar mais...

Depois que acabou o tour, fui conhecer o parlamento alemao. Eh mto interessante, ele foi reconstruido apros a segunda guerra (bem como grande parte da cidade, pois ela foi toda bombardeada e destruida). Na reconstrucao, eles colocaram uma passarela espelhada no teto. Enquanto os politicos estao la embaixo “trabalhando”, as pessoas ficam lah em cima olhando e fiscalizando... uma ideia interessante, mas... peguei o por do sol la em cima, muito bonito. Depois fui comer alguma coisa. As coisas aqui na Alemanha sao tao mais baratas do que na Holanda. Comi Pizza Hut quentinha!!! O frio era extremamente inTENSO, resolvi voltar para o apartamento. Cheguei umas 2100, nem tomei banho e fui dormir. Estava destruido e cansado.

No outro dia acordei as 0900, tomei um bom banho e fui fazer um passeio com o pessoal do Free-Tour. Esse foi pago, mas valeu muito a pena. Fomos a um Campo de Concentracao, a um pouco mais de meia hora de Berlim. Na verdade, esse campo foi o modelo para todos os outros na Europa. Outro passeio impressionante. No caminho o guia ia contando e explicando tudo. Entramos nos alojamentos, no campo de treinamento dos militares nazistas, na enfermaria etc.

O mais chocante foi, sem duvida, o lugar de fuzilamento e a camara de gas. Tinha tambem o “necroterio” e o local onde eles insineravam os corpos. Um passeio muito forte, mas valeu muito a pena. Foram quase 5horas de duracao. O frio era insuportavel, apesar de eu estar com duas calcas-jeans, tres blusas de frio, casaco, cachecol, gorro, duas meias... imagina o que os prisioneiros passavam lah... eles tinham apenas o uniforme, tinham que acordar todos os dias as 0400 da manha (!!!) e ainda passavam por toda especie de trabalho forcado e de humilhacao... enfim, um passeio muito forte mas muito interessante de se fazer. Na volta passei pelo Memorial do Holocausto (para terminar o dia com o tema nazismo). Muito interessante tambem.

Comecou a anoitecer e continuei no centro para ver a cidade pela noite. Tudo muito bonito tambem, iluminado. Depois de caminhar um bom tempinho e voltar na parte ainda de pe do muro e tomar um cafe, fui pegar um onibus para ficar vagando um pouco pela cidade. Voltei pra casa e fiquei conversando um tempinho com a raquel e com o namorado dela...

O ultimo dia foi dedicado aos museus de berlim. Os dois primeiros que fui nao achei muito especial nao, arte moderna, bonito mas nada demais. A surpresa estava para o ultimo, de arte egipcia e muculmana. Ha vaaarios anos, os alemaes eram os fodas em escavacoes... o arcevo de artefatos e sarcofagos egipcios eh impressionante. No meio do museu tem simplesmente um altar grego enorme, original. Eh sem nocao. Muito impressionante.

Fiquei rodando nos museus ate as 0500, quando voltei pro apartamento, peguei minhas mochilas e fui embora. Volta de onibus, sai daqui as 1930, chego em amsterdam soh as 0600 da manha, pra depois ir pra leiden...

Enfim, esse passeio em berlim foi sensacional (ta usando essa palavra, igor???). eu esperava muito de berlim e saio daqui mais surpreso ainda. Era tudo aquilo que eu esperava e um pouco mais. A historia, o nazismo, a reconstrucao, o comunismo, os museus... enfim ,tudo foi muito surpreendente...


 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Quero fotos do campos de concentração! Meu sonho é conhecer um! Nossa! Que bacana, Bruno (estou curtindo gírias antigas, agora)!!

    ResponderExcluir