sexta-feira, 6 de junho de 2014

O filme "A culpa é das estrelas" revigora o dramalhão

NINA FINCO, COM ANA MARIA BAHIANA, DE LOS ANGELES
06/06/2014 07h00 - Atualizado em 06/06/2014 07h39

A receita é antiga e conhecida. Vem com um lenço de brinde. Um casal se apaixona. A simpatia e insistência de um conquista o outro. Vivem o romance perfeito, até que algo terrível atravessa seu caminho e os separa. Sobem os letreiros.
Há tempos, esse tipo de trama nos faz chorar até a última página de um livro ou as últimas imagens de um filme. Na história do entretenimento, o enredo do bom dramalhão foi reprisado diversas vezes. Sempre com sucesso. Agora, há um candidato a repetir o sucesso histórico da fórmula e converter-se no grande filme romântico de sua geração – um posto, a rigor, vago desde 1997, quando o planeta soluçou ao som da música de Céline Dion, assistindo ao naufrágio do Titanic.
Os clássicos que fazem chorar (Foto: reprodução)
Desde seu lançamento, em 2012, o romance A culpa é das estrelas (Intrínseca, 288 páginas, R$ 29,90), do americano John Green, lidera a lista dos mais vendidos da livraria digital Amazon.com. No Brasil, o romance é o mais vendido na lista de ÉPOCA há um ano e quatro meses. A história chega agora aos cinemas. O filme, dirigido por Josh Boone e estrelado por Shailene Woodley e Ansel Elgort, estreou nesta quinta-feira (5). Promete se tornar um sucesso de bilheteria – e de lágrimas.
Talvez por uma sombra na natureza humana, as histórias tristes de amor fazem mais sucesso que as alegres. Os melhores dramas românticos do cinema– os dramalhões – não permitem que seus protagonistas vivam felizes para sempre. A culpa é das estrelas não é diferente. Hazel Grace é uma garota de 16 anos que tem câncer de tireoide e enfrenta metástase nos pulmões. Ela carrega um cilindro de oxigênio para auxiliar na respiração. Num grupo de apoio da igreja, conhece Augustus Waters, que teve um câncer ósseo e perdeu parte de uma perna. Desde o início, o leitor sabe que o amor deles não durará para sempre. Mas eles são adolescentes apaixonados e encantadores, e a magia do livro – que persiste no filme – faz com que, de alguma forma, tenhamos esperança por eles. Com eles, na verdade.
“Queria contar uma história que captasse a profundidade e a complexidade da vida de jovens que adoecem gravemente”, disse Green a ÉPOCA, em Los Angeles. “Muitas vezes, vemos jovens doentes como meras tragédias ou sábios que nos ensinarão lições. Para mim, isso os desumaniza. A verdade é que, mesmo doente, a pessoa continua a mesma que sempre foi, com a alegria, o humor, a dor e a sensação de perda que existem na vida de qualquer um.”
Green, hoje com 36 anos, começou a escrever o livro em 2000, quando estudava teologia e trabalhava como orientador religioso num hospital infantil em Chicago. Tinha 21 anos. “Os seis meses que passei lá foram difíceis”, afirma. Green não concluiu o curso nem o livro. Só voltou ao projeto dez anos depois, após a morte de Esther Grace Earl, que conhecera no hospital. Ela sofria do mesmo tipo de câncer que Hazel, sua personagem. Ficou amigo da garota e dedicou o livro a sua memória. Esther tinha 16 anos quando morreu. “Ela me mostrou que a vida curta pode ser rica”, diz Green. A atriz Shailene Woodley saiu direto do filme Divergente para abraçar o papel (pelo qual brigou muito, apesar de ser seis anos mais velha que a personagem) com o mesmo charme recluso do livro. Funciona. Outra coisa que vai bem na tela é a química entre ela e Elgort. Eles fizeram Divergente. “Ouvir o que escrevi na voz deles foi além de minha imaginação”, diz Green. “Para mim, Shailene virou a Henzel, e Enzel virou o Gus.”
Outras tragédias românticas marcaram seu tempo. Em Casablanca, de 1942, a guerra está presente. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) promete ajudar sua paixão do passado, Ilsa (Ingrid Bergman), a escapar da cidade com o marido, militante da resistência contra o nazismo. O filme termina com a renúncia do par romântico em nome da vitória final. Em Titanic, de 1997, um acidente gera o drama. O casal Leonardo DiCaprio e Kate Winslet se apaixona no transatlântico rumo ao naufrágio. Sobrevivem ao preconceito de classe, mas o personagem de DiCaprio morre no Mar Ártico.
JOVEM DE SUCESSO O escritor John Green, de 36 anos. Sua história de amor promete ser o próximo grande romance trágico  (Foto: Gunter Gluecklich/laif/Redux)
Cada período histórico tem seus dramalhões, mas há um elemento que persiste: a identificação do espectador com a trama. “Precisamos deixar nossa tendência a ver quem sofre como o ‘outro’, que não pertence a nosso mundo”, afirma Green. “Eles pertencem.”
O filósofo grego Aristóteles chamou esse efeito de catarse. Segundo Ítalo Moriconi, escritor e professor de letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, é a procura por identificação que torna a narrativa de amores impossíveis tão atraente. Se, nos séculos XIX e XX, a tuberculose era a vedete da literatura romântica, hoje ela foi substituída pela doença controlada pela ciência. Mesmo em estado terminal, o paciente não está fadado a apenas esperar pela morte. Pode viver plenamente – inclusive uma grande paixão. “Na indústria do entretenimento, os personagens têm direito de se apaixonar e aproveitar a vida até não poder mais”, diz ele.
http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/06/o-filme-b-culpa-e-das-estrelasb-revigora-o-dramalhao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário