O McDonald’s anunciou neste mês que está incluindo o arroz no cardápio das suas mais de mil lojas 24 h da China. Além de buscar aumentar as vendas por lá, a rede busca uma maior aproximação com os consumidores locais.
Segundo comunicado divulgado pela companhia, o foco do lançamento é o mercado de refeições noturnas. “Esperamos poder nos tornar uma das opções dos consumidores noturnos", disse o executivo-chefe do Mcdonald’s da China, Ceng Qi Shan.
A novidade será oferecida em opções de pratos com carne ou frango, e o arroz será servido com milho. Os lançamentos incluem ainda wrap de arroz com frango ou de carne com salada.
Esta não é, entretanto, a primeira vez que o arroz entra em um cardápio da rede mundial de lanchonetes. A iguaria já integra o menu das operações da marca em países como Filipinas e Tailândia, onde o alimento também está entre os mais consumidos pela população.
Roberto Gnypek, diretor de Planejamento de Marketing da Arcos Dourados, representante do McDonald’s no Brasil e maior franquia da rede no mundo, a introdução de pratos locais no cardápio é comum em todos os países em que a companhia atua. Veja lista ao lado.
Produtos exclusivos em cardápios do McDonald’s
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País | Produto |
Filipinas | arroz com macarrão |
Tailândia | arroz com frango picante |
Indonésia | frango, arroz e ovo |
Itália | salada de macarrão |
Argentina | salada de atum |
Portugal | caldo verde |
Hong Kong | bolo de feijão vermelho |
Índia | hamburguer de batata |
Venezuela | arepas e bolinhos de queijo da Guiana |
Chile | sanduíche com pasta de abacate |
"Para uma marca global se manter relevante, precisa ter uma forte conexão local. Isso é fundamental dentro da nossa estratégia", afirma o executivo.
Segundo ele, as operadoras da marca pelo mundo costumam ter liberdade para inserir produtos locais no cardápio. Ele explica, entretanto, que os ingredientes típicos de cada região costumam ser introduzidos na forma de lançamentos sazonais, com duração de 4 meses.
Cheddar McMelt só tem no Brasil
"Usamos estes lançamentos para entregar novidades que tenham relevância com o mercado lcoal e também para testar tendências que observamos no mercado", diz Gnypek. Ele lembra que, no Brasil, o Cheddar McMelt foi lançado como um sanduíche sazonal e acabou virando item do cardápio. "Muita gente não sabe, mas ele é o segundo mais vendido no país. Só perdendo para o Big Mac", diz.
"Usamos estes lançamentos para entregar novidades que tenham relevância com o mercado lcoal e também para testar tendências que observamos no mercado", diz Gnypek. Ele lembra que, no Brasil, o Cheddar McMelt foi lançado como um sanduíche sazonal e acabou virando item do cardápio. "Muita gente não sabe, mas ele é o segundo mais vendido no país. Só perdendo para o Big Mac", diz.
"O dilema desse processo é o que fazer depois que um lançamento faz sucesso, pois é preciso ter parâmetros muitos consistentes do potencial e diferenciação para receber autorização da matriz para entrar no cardápio em definitivo", acrescenta.
Os outros itens exclusivos do McDonald’s do Brasil são a torta de banana, o pão de queijo e o pão na chapa. "Descobrimos no café da manhã um janela de oportunidade no Brasil. Mais icônico do que o pão de queijo, porém, é o pão na chapa, que já é vendido quase que na mesma quatidade, e que a partir de setembro começará a ser finalizado no próprio restaurante", informou o executivo.
Segundo a Arcos Dourados, as vendas do McCafé já respondem por cerca de 10% da receita da rede no país.
Haveria então alguma chance do McDonald’s incluir arroz ou feijão no cardápio do Brasil? "Nada impede, mas acho muito difícil. Nosso negócio não é só oferecer um prato de comida, mas sim uma refeição rápida e eficiente, e uma experiência aliada à conveniência e entretenimento", afirma Gnypek.
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