Quando eu digo que a Holanda é nada-a-ver, as pessoas acham que eu estou brincando...
Mas em qual outro lugar do mundo o Natal não é comemorado no dia 25 de dezembro, além daqui???
Sim, e eu descobri isso meio por acaso, no sessão de filme holandês.
Abaixo segue uma foto do Papai Noel deles, o Sinterklaas! Ok, seria algo como o São Nicolal, mas não o mesmo dos Estados Unidos. Além disso, o coitado do bom velhinho tem escravos negros, ao invés de gnomos ou ajudantes. Isso eu achei bem forte.
Tem um blog que eu sempre acompanho (
Ducs em Amsterdam), vou copiar o post que eles escreveram contando sobre o assunto...
Hoje é dia de Sinterklaas
São Nicolau é o santo padroeiro dos mercadores, marinheiros e crianças. Sendo os holandeses historicamente grande mercadores e marinheiros, e crianças aqui tendo papel destacado na vida social e familiar, faz bastante sentido a popularidade do Santo na Holanda. Ele é o santo padroeiro de Amsterdam, e é a origem do Papai Noel. Dizem que o gorducho de pijama vermelho inventado pelos americanos tem origem na veneração dos holandeses pelo Sint-Niklaas, mas, segundo a Wikipedia, [carece de fontes] esta afirmação, e muitos dizem que a coisa toda foi inventada depois, pra encaixar, já que ninguém conhece a origem ao certo. De qualquer forma, enquanto o caricaturista americano Thomas Nast inventou a figura rotunda do Papai Noel exportada pelo mundo todo (e não a Coca-Cola – lamento decepcionar os teoristas conspiracionais), aqui na Holanda o santo manteve sua aparência enxuta e super em forma, na versão Sinterklaas do São Nicolau (Sint Niklaas).
Aqui na Holanda o Sinterklaas é magro, usa roupas vermelhas e o chapéu de bispo, segura um cajado. No século XIX outros elementos foram adicionados ao imaginário do santo pelo professor e escritor holandês
Jan Schenkman, que fez o bom velhinho chegar da Espanha (!) de navio a vapor (!!), montado em um cavalo branco (!!!), e, dizem alguns, até seu ajudante, o Zwarte Piet. E assim é. Todo ano o Sinterklaas chega da Espanha montado em se cavalinho, com seu ajudante e um saco de presentes, os quais sai pela Holanda distribuindo com a ajuda de seu muito travesso ajudante, Zwarte Piet. Em algumas tradições, Sinterklaas é bonzinho e magnânimo, em outros menos – crianças malvadas não apenas ficam sem presentes, mas são postas no saco e levadas de volta pra Espanha (!!!!), aparentemente um destino terrível. Resisto à um grande número de piadinhas horríveis com muito custo, em respeito ao Bom Santo.
Então funciona assim. Lá pelo meio de novembro, Sinterklaas desembarca em Rotterdam de seu navio a vapor vindo da Espanha. Ele faz um tour pelas cidades, andando de cavalinho branco, em um grande desfile em cada uma, com seus ajudantes Zwate Pienten jogando doces típicos pras multidões, brincando com as crianças e fazendo malabarismos e palhaçadas. Sinterklaas também visita hospitais e orfanatos e é um grande acontecimento de novembro.
Nesta noite em que o Sinterklaas passa na sua cidade, as criancinhas deixam sapatinhos, bem, antigamente na beira da chaminé, hoje em dia, com aquecimento central, na porta da casa, com uma cenourinha dentro (pro cavalinho do Sinterklaas) e cantam uma canção tradicional antes de irem dormir. Na manhã seguinte, a cenourinha desapareceu, mas há em seu lugar doces deixados pelo Zwarte Piete. Pode ser
pepernoten, ou mesmo a letra do primeiro nome da criança feita de chocolate. Se a criança não se comportou ela pode ganhar apenas um pacotinho de sal (!), o que, obviamente nunca acontece, porque, convenhamos, tem que ser muito filho d… bandido pra fazer isso com uma criança que pôs sapatinho, cantou musiquinha, pôs cenourinha e viu todos os amiguinhos ganharem doces.
Mas enfim, na esperada noite, na noite encantada, no dia 5 de dezembro, as famílias se reúnem, as crianças cantam musiquinhas, e OH, o que será isso? Um barulho no sótão (ou na porta da frente ou onde a imaginação e habilidade dos pais conseguir fazer). O que será? vamos lá ver! Abre-se a porta e… PRESENTES! Sinterklaas passou por ali e deixou presentes! Há grande celebração.
A princípio, os presentes são apenas pras crianças. Os adultos não entravam nesta dança. Eles ganham poeminhas uns pros outros, acompanhado apenas de um docinho. Mas alguns fazem uma espécie de amigo secreto. A pessoa que você tirou ganha um presente melhor, enquanto pros outros adultos continua-se com os docinhos ou pequena lembrancinha.
Com tudo isso, eu acho muito surpreendente quem um dos santos mais populares da Igreja não seja formalmente canonizado! São Nicolau foi canonizado pelo povo, e hoje é dia dele, e ele trará presentes pra todas as criancinhas, e não importa nada das pequenas incosistências da lenda, porque hoje é a pakjesavond e vamos comer chocolate e cantar musiquinhas! Feliz Sinterklaasavond pra todos vocês!
http://www.ducsamsterdam.net/hoje-e-dia-de-sinterklaas/
Bjos!
OBS: até que eu não ia achar muito ruim se o Sinterklaas me mandasse pra Espanha.