Acompanhar DVD’s faz parte do meu trabalho, mas gravações de artistas de outros gêneros musicais raramente estão no meu roteiro.
Se não estou mal de memória, o único DVD não-sertanejo que cobri até hoje foi o da banda Calypso, em 2009, quando eu havia acabado de entrar no UOL. A banda era fenômeno de popularidade.
No último sábado, 31, estive na gravação do Wesley Safadão, em Brasília, em um palco imenso montado em frente ao estádio Mané Garrincha. Não fui à toa. Como é fácil perceber, Safadão está cada vez mais presente em festas sertanejas e tem feito participações em DVD’s de artistas do gênero.
O vídeo abaixo é da canção “Aquele 1%”, gravada no DVD de Marcos e Belutti, que nem sequer virou de trabalho ainda, mas já bateu os 7 milhões no YouTube (outras participações dele com sertanejos podem ser conferidas aqui).
Aos que não estão familiarizados, Safadão é um dos principais artistas do Brasil na atualidade. É um fenômeno de público e faturamento, mas ele ainda quer mais.
Não é segredo pra ninguém que, da metade do país pra baixo, a música nordestina encontra diversas barreiras. Há o preconceito puro, condenável, mas há também a questão cultural, já que as origens do forró (estilo do Safadão) estão todas lá em cima.
Como boa parte das pessoas já sabe, a Luan Promoções (que cuida da carreira dele) tem a Audiomix como parceira. É uma das estratégias para que ele entre em outras praças e torne seu nome cada vez mais nacional. Só para dar um exemplo pontual, o “Caldas Country” anunciou que ele estará presente na edição deste ano, quando o evento completa 10 anos.
Quem me acompanha aqui desde o início, sabe do meu pouco apoio à ideia de abrir eventos sertanejos para outros gêneros. Não por reserva de mercado, mas por achar que os eventos precisam fortalecer o próprio mercado.
Há exceções, no entanto. Por mais que alguns torcessem o nariz, muitas festas não resistiram ao sucesso do Exaltasamba, cinco anos atrás. As bilheterias e as positivas e repetidas boas repercussões dos shows fizeram com que o grupo, liderado pelo Thiaguinho, surgisse em dias nobres das grandes festas sertanejas do país. Se o povo quer, barrar pra quê?
Wesley Safadão dá indícios de que será o próximo a ser abraçado por um público que até pouco tempo não o conhecia (ele já está confirmado para Barretos, também). Ainda que nem todas as suas canções sejam conhecidas nacionalmente, ele sabe mesclar sucessos alheios em seu repertório, fundamental para quem visa uma plateia nova.
E sem querer me estender e entrar muito na questão empresarial (que é muito importante, mas longe de ser a única), o trabalho de expansão da carreira do Safadão de nada serviria se não existisse o tal do carisma. Tem gente que tem carisma e ponto. Ele tem.
O DVD, de megaestrutura e dirigido pelo Catatau, teve apenas uma participação, que já diz muita coisa: Jorge.
(*em tempo: Jorge e Mateus estão de férias, e Mateus está fora do Brasil, por isso não participou do DVD).
http://www.universosertanejo.com.br/2015/08/03/wesley-safadao-o-mega-dvd-e-o-mercado-sertanejo-cada-vez-mais-proximo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário