Hoje é “Dia do Sertanejo”.
Como me pediram novamente para explicar sobre a data, deixo aqui um texto já postado algumas vezes no blog, que esclarece a questão.
___
Hoje, dia 3 de maio, é comemorado o “Dia do Sertanejo”.
Diversas cidades comemoram o “dia” em datas diferentes, por exemplo Maringá, que comemora no último domingo de setembro, de acordo com uma lei municipal.
Sempre houve muita confusão com a utilização de forma isolada do termo “sertanejo”, pois ele se refere mais ao povo do que à música. Atualmente, muitos preferem tratar a data como dia do povo sertanejo, de origem no sertão nordestino, mas a origem da data é mesmo musical.
Abaixo, segue a história de como 3 de maio virou “Dia do Sertanejo”.
Nos anos 1960, violeiros seguiam anualmente em caravana para a cidade de Aparecida, em São Paulo, para assistir a um dia de missas. Em 1964, Geraldo Meireles, o “Marechal da Música Sertaneja” (ná época ele estava começando a surgir no cenário sertanejo), propôs que os violeiros passassem a se encontrar todo ano em uma mesma data, para que pudesse ser instituído um “Dia do Sertanejo”.
Com a ajuda da Rádio Aparecida e a aceitação dos violeiros, no dia 3 de maio de 1964, Meireles levou a dupla Tonico e Tinoco para se apresentar na cidade.
Resultado: há 48 anos a tradição se mantém.
___
Em 1975, o deputado federal Jorge Paulo, do MDB, apresentou um projeto de lei que previa instituir nacionalmente o “Dia do Sertanejo” em 3 de maio, mas o projeto foi arquivado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário