terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A música da Copa

Lúcio Ribeiro, da Folha on line

Agora que a Copa no Brasil "está aí", que se tem discutido ferozmente nesta Folha o legado que ela vai ou não deixar para os brasileiros... Agora que os estádios novos vão sendo inaugurados e pôster e mascote do Mundial já são conhecidos... Como será que está a "Música da Copa"?


Minhas ligações com as coberturas de eventos musicais me fazem ficar muito curioso com a parte cantada do grande evento de 2014. Tanto o hino oficial quanto as canções que vão surgir como "oficiosas", adotadas pré ou durante o torneio.

Sobre a oficial, sabe-se que a Sony, uma das patrocinadores da Copa, será a responsável pela música-tema, que vai ser tocada na abertura, nas propagandas, nos estádios, nas Fan Fests (áreas de lazer com telões para aqueles que não conseguiram ingresso).

Seu andamento é mantido em segredo, mas até no fim do ano passado cogitava-se que a Sony Music ia encomendá-la a alguém de seu elenco de artistas. Nomes como Roberto Carlos, Skank, Arlindo Cruz e Zezé Di Camargo & Luciano fazem parte do "cast" da Sony brasileira. Ela será em português.

Música na Copa é um assunto sério. Pode marcar o evento, ajudar na "corrente pra frente", construir uma liga forte entre seleção e torcedores a ponto de motivar um e outro.

A canção oficial da última Copa, na África do Sul, ficou a cargo da colombiana Shakira. Sua "Waka Waka" correu o mundo, por mais que tenha tido uma reação "do contra" no país-sede, porque queriam um local fazendo a música. Quando lançada, "Waka Waka" foi primeiro lugar nas paradas de Alemanha, México, Espanha, Itália, França e Argentina.

Músicas não oficiais também marcaram Mundiais. Um rock da banda White Stripes, que nasceu em arquibancadas da Champions League e foi adotada por torcedores da Roma, virou o "Hino da Vitória" da Itália na Copa de 2006, na Alemanha. Até hoje cantam seu "Po popo popopoooopo" em estádios. A torcida do Inter gaúcho ecoa a música no Brasil.

Na Copa de 82, o então lateral Junior gravou o pagode "Povo Feliz", também conhecido como "Voa, Canarinho, Voa". No embalo da grande campanha da seleção de Telê na Espanha, a música vendeu aqui no país, em 20 dias, cerca de 600 mil cópias. Se o Brasil tivesse sido campeão, ela seria cantada até hoje. Mas o pagode acabou com fama de "pé frio" e ninguém suportava ouvi-lo depois do "evento Paolo Rossi".

Ao famoso grupo inglês New Order foi encomendado um tema para a campanha do English Team na Copa da Itália, em 1990. A canção se chamava "World in Motion" e até hoje é a única do New Order, banda de muitos sucessos musicais, a entrar no número 1 da parada inglesa. Tem gente que diz que a boa campanha britânica naquele Mundial (foi eliminada na semi nos pênaltis) se deve à comoção povo e time unidos pela música.

Capricha na música, Brasil.

Lúcio Ribeiro é jornalista de cultura pop, editor do blog Popload, no UOL, colaborador da "Ilustrada", mas acha que no fim gosta mais de futebol do que de música. Na versão impressa de "Esporte", escreve às terças sobre "qualquer assunto bom"

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/lucioribeiro/1226068-a-musica-da-copa.shtml

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