terça-feira, 30 de junho de 2015

5 anos de SP

Não sei bem ao certo a data, mas dado que tenho 5 anos de TIM, foi meio nesta data que vim pra cá


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Sertanejos protestam após crítica de Zeca Camargo sobre Cristiano Araújo

Do UOL, em São Paulo

Sertanejos protestaram nas redes sociais contra a análise de Zeca Camargo sobre a morte do cantor Cristiano Araújo, vítima de um acidente de carro na quarta-feira (24), aos 29 anos. Artistas como Israel NovaesFernando e SorocabaMarcos e Belutti, Munhoz e Mariano, e Henrique e Juliano postaram imagens em que aparecem tampando os ouvidos após o apresentador afirmar que "de uma hora para outra, fãs e pessoas que não tinham ideia de quem era Cristiano Araújo partiram para o abraço coletivo". 
Zeca lista as mortes de Ayrton Senna, Mamonas Assassinas e Lady Di para questionar: "como então fomos capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida? A resposta está nos livros de colorir". Segundo Zeca, o fenômeno editorial destaca "a pobreza da atual alma cultural brasileira". Ele finaliza: "temos tudo para adoramos ídolos de verdade".

O que achou da análise de Zeca Camargo?

Resultado parcial
A crítica de Zeca foi ao ar no "Jornal das Dez", da Globo News, e diz que o cantor "talvez tenha morrido cedo demais para provar que poderia ser uma paixão nacional". Em seguida, sertanejos postaram imagens em que aparecem tapando os ouvidos para Zeca.
Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba, foi um dos artistas que se manifestaram: "Tentando tapar o ouvido pra tanta bobagem ... É triste ver em rede nacional o jornalista Zeca Camargo subestimando, nas entrelinhas da sua reportagem, a força da nossa musica sertaneja e a força dos nossos ídolos".

A dupla Henrique e Juliano foi além e postou a imagem de um vaso sanitário com o nome do apresentador. "Tive o desprazer de ouvir suas palavras na televisão e é claro que, fiquei espantado com o tamanho do teu despreparo e incompetência. O senhor estava sob efeito de alguma droga?", escreveu a dupla no Instagram.

"Não é porque o senhor acha que "CULTURA" está na tua cintura com a sua dança do ventre, que o senhor tem o direito de desrespeitar quem admira e respeita aqueles que trabalham arduamente pra ter o trabalho reconhecido usando um "microfone diferente" dos que o senhor usa pra ganhar o seu", diz o texto.

Desde a notícia da morte de Cristiano Araújo, a fama do sertanejo foi colocado em questão por internautas. O cantor, no entanto, foi o artista mais ouvido da Rádio UOL em 2014.
"Ídolos de verdade"
Zeca conclui sua crítica afirmando que o pop brasileiro "não precisa ser assim". "Nossa história musical, e mesmo o passado recente, prova que temos tudo para adoramos ídolos de verdade, e para chorar de verdade pela presença deles no palco, ou na saudade da perda, mas olhando em volta, parece que não temos nada", diz o apresentador.

Os internautas se dividiram quanto à análise. Inicialmente, o apresentador foi duramente criticado e xingado nas redes sociais. "A maior besteira é a pessoa dizer que odeia um tipo de música e por isso considerar que quem ouve, não tem cultura. Zeca camargo lixo", reclamou uma internauta.
Alguns usuários, porém, o apoiaram . "Amei a opinião do Zeca, tá certíssimo, afinal que era Cristiano Araújo mesmo? me poupem, se poupem, nos poupem", comentou uma internauta. "O Zeca provando que o povo hoje em dia é tão mimado que não consegue ouvir crítica e aceitar opiniões diferentes", opinou outro.

http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/06/29/sertanejos-protestam-apos-critica-de-zeca-camargo-sobre-cristiano-araujo.htm 

Pais da namorada de Cristiano Araújo dizem não ter mágoas por acidente

Do G1 GO

Os pais da estudante Allana Moraes, de 19 anos, namorada de Cristiano Araújo, de 29, que morreu no mesmo acidente que ele, em Goiás, dizem que não ter mágoas e não culpam o músico e o motorista, Ronaldo Miranda, 40, pela perda da filha. “De jeito nenhum, eu queria encontrar o seu João [Reis - pai de Cristiano], pessoas da equipe e, de um modo especial o Ronaldo, pois eu queria tirar esse peso, pois vão colocar uma carga muito pesada em cima dele por estar dirigindo esse carro", afirmou a mãe da jovem, Miriam Coelho Pinto.

Segundo ela, Allana era apaixonada pelo sertanejo e partiu com quem mais amava. "Ela gostava muito dele. Então, na verdade, foi no amor, por amor e com o amor da vida dela", disse.
O pai da da estudante, o representante comercial Frank Moraes, também diz que não encontra um único responsável pelo acidente. Ele diz que Cristiano sempre voltava dos shows dormindo no colo de Allana, no banco traseiro do carro, e sempre alertava a filha para usar o cinto de segurança.

“Eu mandava mensagem mandando ela usar o cinto e falava para ele também. Mas não tinha jeito, a vida desse povo era muito corrida, uma loucura, sempre tentando abraçar o mundo. Ele [Cristiano] era uma pessoa boa, um menino jovem e precisava de uns cinco anos para se estabilizar. Coitado, não teve tempo”, lamentou o pai.

O sertanejo e a namorada morreram após um acidente de carro no último dia 24. Eles voltavam de um show em Itumbiara, no sul do estado, quando o carro em que estavam saiu da pista e capotou. Além de Cristiano e Allana, seguiam no veículo o motorista Ronaldo Miranda e o empresário Victor Leonardo – os dois se feriram, mas já receberam alta do Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG).

Irmão de Ronaldo, Roberto Miranda afirmou que o acidente foi causado por um problema no carro, um Range Rover Sport, ano 2015. Segundo ele, o motorista está chocado com a morte do casal. "Ele mesmo vai esclarecer o que houve, porque ele ainda está abalado. Para mim, ele contou, mas eu vou deixar ele explicar os detalhes. A gente sabe que foi falha do carro, foi falha mecânica, a gente sabe disso”, disse.
Pais de Allana Moraes não culpam motorista e o cantor pelo acidente (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Pais de Allana não culpam motorista e o cantor
pelo acidente (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Namoro
Apesar de ter conquistado a confiança e carinho dos parentes de Allana, Cristiano passou mais de um ano tentando namorar a jovem. O casal se conheceu durante um churrasco na casa de um amigo, em 2013, e após muitas investidas ela aceitou namorar com o cantor.

No começo, os pais contam que foram contra, pois tinham medo do estilo de vida que ele levava, mas dizem que o sertanejo provou que tinha boas intenções. “No começo eu fui contra, pois uma mulher que casa com alguém do show business não tem uma vida familiar, todo dia em casa. Ela era muito emotiva, então eu sabia que ela teria uma vida de sofrimento. Aí eu mandei um recado e falei para ele sumir”, lembra o pai de Allana.

No entanto, apesar do alerta, Cristiano continuou insistindo e fez questão de pedir a aprovação da família. “A partir do momento que ela quis, eu fiquei contrariado. Mas ele teve uma hombridade muito grande, foi ao meu escritório e ficou duas horas lá conversando comigo. Ele me disse que ia provar que não era um cara ruim. Aí eu disse que o que eu queria é que minha filha fosse respeitada”, conta.

Apesar da conversa, Frank diz que alertou o cantor que iria analisá-lo. “Aí eu disse que ia saber quem ele era quando visse como ele tratava os pais, os funcionários, os amigos, as mães e os seus filhos. Mas aí eu abençoei ele e disse que ele era bem-vindo na minha casa. Mas ele era uma boa pessoa e também um exemplo de pai".
Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro na BR-153 em Morrinhos, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)Cristiano Araújo e Allana Moraes namoravam há 1 ano e 2 meses (Foto: Arquivo Pessoal)
A partir daí, Allana e Cristiano viraram parceiros inseparáveis e ela o acompanhava em todos os shows. Os dois já estavam juntos há 1 ano e 2 meses, quando houve o acidente que tirou a vida dos dois.

A mãe de Allana revela, ainda, que, apesar do relacionamento de muito amor, o casal ainda não tinha marcado casamento. “Desde o começo do namoro ele sempre falou em casamento para ela, mas ainda não tinha nada definido. Aí, no último Dia dos Namorados, ele comprou as alianças de compromisso”, conta. Porém, os anéis, que ainda passavam por ajustes de tamanho, não chegaram a ser usados.

Morte e enterro
Cristiano Melo Araújo nasceu no dia 24 de janeiro de 1986 na cidade de Goiás. Filho de João Araújo e Zenaide Melo, ele tinha três irmãos: Ana Cristina Melo Araújo - de quem é gêmeo -, Felipe Araújo e Nelson Faleiro. O cantor namorava a estudante Allana Moraes, de 19 anos, havia 1 ano e dois meses. Ele deixou dois filhos - João Gabriel, de 7 anos, e Bernardo, de 2, frutos de relacionamentos anteriores.

O cantor e a namorada morreram após o acidente de carro na BR-153, entre Morrinhos e Pontalina, na quarta-feira (24) quando voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado. Allana não resistiu e morreu ainda no local. Já o sertanejo chegou a ser socorrido e encaminhado a um hospital na capital, mas já chegou sem vida.
Cristiano Araújo é enterrado no Cemiterio Jardim das Palmeiras Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)Cristiano Araújo é enterrado no Cemiterio Jardim das Palmeiras Goiânia Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)
O corpo do cantor foi enterrado por volta das 12h de quinta-feira (25), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. Mais de 1,5 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas e cantaram vários sucessos do artista durante a despedida.

O sepultamento do cantor ocorreu após um cortejo de 15 km em um carro dos bombeiros, que partiu do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o corpo foi velado por mais de 15 horas, até o local. O caixão estava coberto por uma bandeira do Brasil e outra do Vila Nova, time do coração do sertanejo.
Diferente do previsto inicialmente, o corpo de Allana não foi enterrado ao mesmo tempo que o de Cristiano. O sepultamento dela ocorreu no mesmo local, horas antes.
O acidente que matou Cristiano Araújo e a namorada acontceu na BR-153 Goiás Itumbiara (Foto: Arte/G1)Acidente aconteceu entre Morrinhos e
Pontalina (Foto: Arte/G1)
Investigação do acidente


A Polícia Civil divulgou na quinta-feira (25), que as rodas do carro de Cristiano Araújo não eram originais de fábrica. Ainda será feita uma investigação junto à fabricante do automóvel para saber se essa alteração pode ter ligação com o acidente.

Para o delegado, a descoberta que as rodas não eram originais de fábrica é motivo para novas investigações. A informação foi passada por um revendedor da Land Rover, empresa que desenvolveu o Range Rover, carro do cantor.

“Observando as rodas do carro do cantor, ele nos informou que eram de tamanhos diferentes das originais de fábrica. Agora vamos solicitar uma análise técnica com a participação de peritos da fábrica para pegar informações técnicas que ficam salvas no sistema do veículo e ver se essa alteração nas rodas pode ter contribuído para o acidente”, disse o delegado Fabiano Henrique Jacomelis. Com isso será possível também definir a velocidade do veículo no momento da saída de pista.

O delegado também solicitou um laudo cadavérico das vítimas fatais e uma perícia no local do acidente. As análises devem apontar se elas usavam cinto de segurança no banco de trás no momento do acidente.

“O cantor e a namorada foram arremessados para fora do veículo, sendo assim, os indícios apontam que eles não usavam o cinto de segurança. Mas isso só será comprovado com o resultado dos laudos”, disse Jacomelis. Segundo ele, também há sinais de que o motorista e o passageiro do banco da frente estavam com cinto.

http://g1.globo.com/goias/musica/noticia/2015/06/pais-da-namorada-de-cristiano-araujo-dizem-nao-ter-magoas-por-acidente.html

#9: Declaração de amor

De Carlos Drummond de Andrade


sexta-feira, 26 de junho de 2015

"Falar de mim é fácil! Difícil é arrumar um melhor do que eu" (Safadão, Wesley. 2015)

'Topetudos sertanejos' se multiplicam com cara de mau e letras do bem

Rodrigo OrtegaDo G1, em São Paulo
Acima, da esquerda: Erick Montteiro, Gusttavo Lima e Christiano Araújo; abaixo, da esquerda: Thiago Brava, Luan Santana, Lucas Lucco (Foto: Divulgação / Facebook dos artistas)Em cima, da esquerda: Erick Montteiro, Gusttavo Lima e Cristiano Araújo em fotos de divulgação; embaixo: Thiago Brava, Luan Santana, Lucas Lucco em 'selfies' dentro de carros (Foto: Divulgação / Facebook dos artistas)
Ele usa topetão, óculos escuros e barba por fazer. Cultiva a face "bad boy" em fotos nas redes sociais, mas entrega o lado bom moço em letras e clipes emotivos. Dez músicas entre as cem mais tocadas no Brasil hoje são dele, segundo levantamento da Crowley, empresa de monitoramento de rádio. Ele é o "sertanejo topetudo", cantor que alterna "carão" e jeitinho fofo. Neste perfil se encaixam Luan Santana, Gusttavo Lima, Lucas Lucco, Cristiano Araújo, Erick Montteiro e outros. A semelhança visual impressiona.
O topete é o denominador comum que mais chama atenção, entre outras tendências musicais e de estilo. Tatuagens e corpo malhado entram na fórmula. Os únicos músculos fracos são os do coração, vide versos hiperbólicos como de "11 vidas", de Lucas e "Cê que sabe", de Cristiano, ambos hits atuais. Até o nome com letra dobrada é multiplicado, vide Gusttavo, Montteiro e Lucco.
Nas letras e nos vídeos, sai a "pegação na balada" e entra o bom-mocismo. O fenômeno já superado dos hits sertanejos com interjeições sexuais ("Lê lê lê", "Parapapá", "Tchu, tcha") dá lugar a juras de amor duradouro. Lucas Lucco promete "ir até o fim" com a amada com câncer ("Mozão") e homenageia o pai aos abraços ("'11 vidas"). Luan abraça cachorrinhos ("Cê topa") e encarna o amor para a vida toda vestido de velhinho ("Te vivo").
Há cada vez menos espaço para os "casos de balada" (Thiago Brava já incorpora o visual topetudo, mas ainda se detém na "pegação"). A grande onda é ser do bem. Gusttavo Lima, que ficou famoso quando exaltou o "tchê tchererê", agora fala de fidelidade ("Fui fiel") e antigas promessas de amor ("10 anos").
lucas sertanejo (Foto: lucas sertanejo)Topetes em alta: Lucas Lucco,
Luan Santana, Erick Montteiro,
Thiago Brava, Gusttavo Lima e
Cristiano Araujo (Foto: Divulgação)
Topetes em alta: modernos e românticos
Na música e no visual, os "sósias" se equilibram entre o amante à moda antiga e o jovem antenado. O topete armado com os lados raspados é perfeito para este objetivo, explica o cabeleireiro Celso Kamura. "Dá um ar modernoso, mas é bem masculino." Kamura entende de madeixas ao alto: ele corta os cabelos da presidente Dilma Rousseff e do estilista Alexandre Herchcovitch. "Há anos faço o cabelo do Herchcovitch assim [lados rentes e topo cheio]", diz.
"A gente já conhece esse corte há muito tempo. O sertanejo está usando, mas não foram eles que começaram", diz Kamura. O jogador David Beckham é um exemplo capilar citado por ele. No futebol, Neymar também já passou por este corte. "Como é raspado na lateral, dá uma levantada na expressão. Para quem tem volume no cabelo é muito bom", elogia. Ele diz que tem recebido cada vez mais pedidos de corte semelhante.
'Mesma pessoa'
"É basicamente a mesma pessoa. Quando vi a imagem [que abre a reportagem], achei que o segundo era o Luan Santana, depois vi que não. É difícil diferenciar", confunde-se Eduardo Viveiros, especialista em estilo masculino, que trabalha com Gloria Kalil. "É o mesmo produto embalado com músicas diferentes", diz.
"De sertanejo o visual não tem nada. É mais para urbano", analisa. Sobre as roupas usadas - couro, jeans justos, camisas sobrepostas - Viveiros diz que o padrão "é o clichê da roupa roqueira, de quem quer mostrar que estar antenado".
Viveiros observa um paralelo mais antigo entre o sertanejo e o rock, e relativiza a novidade do fenômeno: "Se você pensar bem, entre os anos 80 e 90, o figurino do Zezé di Camargo & Luciano, com calças apertadas e aqueles cabelos [com mullet], não eram tão diferente de Bon Jovi e outros roqueiros de fora. É mais uma coisa de década que de estilo musical", diz.
Cara de Elvis, voz de Zezé
Veja a letra e ouça as dez músicas dos "sertanejos topetudos" que estão entre as cem mais tocadas nas rádios do Brasil, segundo a Crowley:

Cristiano Araújo: 10 músicas para entender o sucesso do cantor

Do G1, em São Paulo
Capas dos quatro discos lançados por Cristiano Araújo (Foto: Divulgação)Capas dos quatro discos lançados por Cristiano Araújo (Foto: Divulgação)
Cristiano Melo Araújo tinha 29 anos e lançou um disco de estúdio e três ao vivo, em seis anos de carreira solo. O cantor, que morreu após acidente de carro na quarta-feira (24), deixou hits de vários estilos do sertanejo.
Ele foi do universitário e pop ("Efeitos"), ao festeiro ("Hoje eu tô terrível"), passando pelas baladas sofridas ("Maus bocados") ou redentoras ("É com ela que estou").
Para entender o sucesso de Cristiano, o G1comenta 10 das principais músicas dele.
"Você mudou" (leia a letra e veja o clipe)
O clipe de 2012 é o mais clicado de Cristiano no YouTube, ao passar dos 38 milhões de acessos. É uma versão de "Making Love Out Of Nothing At All", música açucarada do duo australiano Air Supply. Nesta lista, é disparada a canção mais melosa, não só pelo piano onipresente, mas pela letra: "O vazio que você deixou em mim / Maltratou meu coração / Não ligou pra minha solidão".
"Maus bocados" (leia a letra e veja o clipe)
Nesta canção lançada em agosto de 2013, a sanfona toma conta do arranjo, em música mais bem acabada. É a mais ouvida do cantor no Spotify, serviço de música por streaming. "É que eu também passei / Por esses maus bocados / Sofri, chorei, largado / E não te esqueci", canta no refrão. Fica no meio do caminho entre o desprendimento e a sofrência.
"Caso indefinido" (leia a letra e veja o clipe)
É outra com mais de 38 milhões de views no YouTube, graças ao vídeo postado em junho de 2013. É um dos momentos mais sóbrios da carreira. De certa forma, ele antecipa o sertanejo bom moço que tomou conta de 2014, com topetes e promessas de amor eterno. Antes de Luan Santana dizer "eu, você, dois filhos e um cachorro", Cristiano cantou que queria "namorar, casar, ter filhos, passar a vida inteira juntos". Tudo isso com arranjo mais pop rock, com um certo jeitinho de Victor & Leo.
O cantor Cristiano Araújo canta na gravação do programa 'Altas Horas' especial sobre o Dia do Rock, em julho de 2014 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Rede Globo)Cristiano Araújo canta no 'Altas Horas' sobre Dia do Rock, em 2014 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Rede Globo)
"É com ela que estou" (leia a letra e veja o clipe)
A música é um recado para ex-namoradas ou ex-namorados. "Foi ela quem me ajudou a levantar quando eu cai / Foi ela enxugou as minhas lágrimas, me fez sorrir / Ela me aceitou do jeito que eu sou / E é com ela que eu estou". "Você que tem um ex ou uma ex que você fez de tudo para essa pessoa gostar de você e ela não deu valor. Quando você resolveu retomar sua vida, essa pessoa volta só para te criticar... Sabe o que você tem que fazer com essa ex?", dizia Cristiano antes de começar a cantar.
"Cê que sabe" (leia a letra e veja o clipe)
Mais uma cheia de bom mocismo, na vertente "decidi esperar". "Cê que sabe amor / Se a gente fica junto ou dá um tempo / Mesmo assim eu te espero, te espero", canta ele. De novo, a sanfona ajuda a dar uma animada no chororô. A música também tem sido muito usada por fãs como homenagem por causa dos primeiros versos: "Amor, tenho uma coisa pra te contar / O que temos pra hoje é saudade".
"Bara bara" (leia a letra e veja o clipe)
A música dos versos "Bará bará bará, Berê berê berê" foi gravada por vários artistas, com destaque para Michel Teló, Leo Rodriguez e Alex Ferrari. Composta pelo cantor de forró Dorgival Dantas, a canção foi alvo de disputa judicial. A versão de Cristiano foi parar em "Salve Jorge", de 2012, e ele cantou na novela. É da turma de canções com interjeições sexuais, como "Tchê tchê rere", "Eu quero tchu, Eu quero tchá" e "Parapapá".
"Mente pra mim" (leia a letra e veja o clipe)
A canção é de 2012 e fala de uma "menina indecente, que finge ser carente". "Mente pra mim / É o que eu gosto / Quanto mais você me ilude mais eu te adoro", canta Cristiano. Está entre as mais colantes do repertório dele.
Sábado (23) - Com performances animadas, cantor não deixou o público parado (Foto: Érico Andrade/G1)Cristiano Araújo canta na Festa do Peão de Barretos em 2014 (Foto: Érico Andrade/G1)
"Hoje eu tô terrível" (leia a letra e veja o clipe)
Lançada em 2014, representa o sertanejo pegação em seu estado bruto. Cristiano diz "hoje eu tô terrível" 18 vezes. Não há nada na letra que se pareça com sutileza: "Sei que sou gostoso / Pode conferir, meu bem / Eu já peguei tua amiga / Mas quero você também".
"Efeitos" (leia a letra e veja o clipe)
Foi o primeiro sucesso do cantor, de 2011. A versão mais conhecida da música tinha participação de Jorge (da dupla Jorge e Mateus). Tem letra e arranjo fazendo lembrar o sertanejo universitário. Não por coincidência, foi a música escolhida por Luan Santana para homenagear o amigo, com uma cover tocada em show na quinta-feira, em Aracaju (veja o vídeo com Luan cantando). "Efeitos" passou a batizar a produtora de Cristiano
"Empinadinha" (leia a letra e veja o clipe)
O vídeo que mostra Cristiano com suspensórios e óculos com lentes grossas, em versão "nerd", foi visto por mais de 28 milhões de fãs no YouTube. A letra é bem direta. "Arrocha nela Arrocha Arrocha Arrocha nela" e "Homens e mulheres já tão tudo se pegando" estão entre os versos. Sertanejo de balada safra 2012, quando o estilo estava no auge.
"Sofrência" (veja o clipe)
Não está entre as mais pedidas do repertório, mas representa a capacidade que Cristiano tinha de se adaptar ao mercado. Quando falar de "sofrência" estava em alta, ele tratou de incluir uma música sobre o tema no DVD "In The Cities" (2014), gravado em Cuiabá. "Sabe cachorro sem dono / Correndo na rua / Sem endereço? Eu", resume.

Cristiano Araújo (3) – o resultado, em números, das homenagens das rádios

A mídia ontem, de certa forma, parou para cobrir a despedida do Cristiano. As emissoras de TV deram um espaço inesperado para muita gente, e as rádios apostaram em homenagens durante toda a programação.
Trago um dado bem interessante sobre o dia de ontem. A empresa Connectmix, que acompanha as execuções de músicas em rádio, soltou a seguinte informação: das 10 músicas mais tocadas ontem no Brasil, 5 foram do Cristiano Araújo. As três primeiras posições foram dele.
Lembrando que se trata de um levantamento das rádios de todos os gêneros, e não apenas das sertanejas. De acordo com o método da Connectmix, usado na maior parte dos escritórios atualmente, “Maus bocados” foi executada 3865 vezes.
rankcn
___

Hospital vai investigar vazamento de imagens de cantor

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) vai investigar o vazamento de imagens do cantor sertanejo Cristiano Araújo, morto na madrugada da última quarta-feira (24) em um acidente de carro na BR-153 junto com sua namorada, Allana de Moraes.

"As cenas do vídeo em questão mostram o atendimento restrito à Emergência do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Entretanto, é necessário frisar que, além do corpo clínico do hospital, também estavam presentes neste momento outros profissionais, que não pertencem aos quadros da instituição, e tiveram acesso ao local em função do suporte conjunto dado ao cantor Cristiano Araújo”, declarou a instituição em sua defesa. 

A nota cita ainda a abertura de uma investigação interna para apurar como tais registros foram vazados. 

“Diante das imagens, a unidade informa que, imediatamente, irá instaurar uma investigação para apurar a denúncia e, caso fique comprovado o envolvimento de um de seus colaboradores na produção e divulgação do referido vídeo, será aplicada penalidade condizente com a intolerância a este tipo de conduta dentro do hospital.”

“O Hugo repudia veementemente qualquer tipo de ato que atente contra a integridade do paciente e a ética profissional. Os valores que norteiam a postura do hospital são contrários às atitudes que exponham ou constranjam pacientes, e vêm sendo disseminados permanentemente entre seus colaboradores”, concluiu o comunicado. 

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra também o processo de retirada dos órgãos do cantor, realizado durante a preparação do corpo para o velório. 

Em suas devidas defesas, a funerária responsável pelo translado dos corpos diz não ter responsabilidade no vazamento e inteirou que apenas fez o transporte do IML até a clínica. Já o IML de Goiás analisou as imagens e enumerou uma série de características que não batem com os locais onde os corpos passam por autópsia. 

“No dia, inclusive, montamos um esquema para proteger a imagem do Cristiano Araújo. Cobrimos as janelas e tivemos o apoio de um batalhão da PM para que ninguém entrasse no complexo no momento da necropsia”, relatou ao Portal da Band um funcionário do órgão, que esteve presente no IML no dia da morte do cantor. 

Ainda segundo o funcionário, a Polícia Civil de Goiás abriu uma investigação para apurar os fatos. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da polícia civil, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. 

Ato é mau procedimento previsto na CLT e causa dispensa por justa causa

Consultada pelo Portal da Band, a advogada e professora de direito do trabalho da PUC Fabíola Marques disse que o funcionário (ou funcionários) que vazou essas imagens deve responder pelo ato. 

“Havendo a comprovação de que o profissional usou as imagens de forma indevida, fica caracterizado o mau procedimento previsto na CLT”, declarou. “Portanto, ele pode ser dispensado por justa causa.” 

Na rescisão por justa causa, o empregado perde todos os direitos como aviso-prévio, férias proporcionais, 13º salário, FGTS e Seguro-Desemprego. 

Familiares podem, ainda, processar o hospital. “Nesse caso é o hospital que tem que responder e pagar pelos atos do empregado”, explicou Fabíola. “Eventualmente, o hospital pode entrar com um pedido de ressarcimento e cobrar do funcionário o valor que a instituição foi obrigada a pagar.”


Local acidente

A morte do cantor

O cantor de sertanejo Cristiano Araújo, de 29 anos, morreu na última quarta-feira, dia 24, após sofrer um grave acidente de carro na BR-153, no KM 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. A namorada dele, Allana de Moraes, de 19 anos também morreu.

Na quinta-feira, dia 25, o corpo do artista foi enterrado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, onde também estão enterrados o cantor Leandro, da dupla Leandro & Leonardo, e o ex-jogador Fernandão.


Sob forte comoção e muitas palmas, familiares, amigos e fãs deram o último adeus ao músico de 29 anos.

http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000758326/hospital-vai-investigar-vazamento-de-fotos-de-cristiano-araujo-.html